Mais de 180 docentes e membros das equipas de gestão pertencentes a 50 Agrupamentos de Escolas envolvidos no projeto, assistiram à apresentação online da nova plataforma digital para as escolas portuguesas que são Comunidades de Aprendizagem, ou implementam Ações Educativas de Sucesso. O evento foi inaugurado por Maria João Horta, subdiretora da Direção-Geral da Educação (DGE) e Maria Padrós em nome do Community of Research on Excellence for All (CREA). Após uma breve apresentação da plataforma digital, das diversas secções, materiais de formação e das novas comunidades virtuais de intercâmbio, seguiu-se uma partilha de práticas, por parte de três agrupamentos de escolas da rede Comunidades de Aprendizagem:
- O Agrupamento de Escolas Santa Cruz da Trapa partilhou o seu processo de transformação em Comunidades de Aprendizagem e a implementação das Tertúlias Literárias Dialógicas;
- O Agrupamento de Escolas das Olaias mostrou a sua experiência com Grupos Interativos durante a pandemia, para além de outras ações;
- O Agrupamento de Escolas Rio Arade partilhou a formação de familiares desenvolvida.
Finalmente, a DGE apresentou um balanço da evolução do projeto com dados recolhidos através de um questionário preenchido por todos os agrupamentos envolvidos .
Os dados mostraram que participam no projeto 139 escolas, mais de 13.000 estudantes e 272 pessoas voluntárias. Os agrupamentos relataram como aspetos positivos: melhorias na argumentação e pensamento crítico, na motivação, na qualidade da leitura, nas competências sociais e afetivas, na participação e nos resultados escolares dos alunos.